quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Resenha: Surpreendente!

Olá insones, estão bem? A resenha de hoje é de um livro que eu já sabia que iria gostar antes de ler, só por ser escrito pelo Maurício Gomyde, que para quem ainda não conhece, faça-se um favor e vá conhecer seu trabalho! <3

Sinopse: Pedro Diniz tem um desafio e um problema pela frente.

O desafio: filmar um roteiro magnífico capaz de surpreender o público e conquistar o prêmio mais importante do cinema brasileiro.
O problema: não ter a menor ideia de como fazer isso.

Aos 25 anos, recém-formado, Pedro está convencido de que é um sujeito muito especial, que tem a missão de usar o cinema como instrumento para melhorar o mundo. Diagnosticado na adolescência com uma doença degenerativa que o condenaria à cegueira, ele contraria a lógica da medicina quando a perda de sua visão estaciona de forma inexplicável. Enquanto comanda o último cineclube de São Paulo e trabalha em uma videolocadora na periferia, Pedro planeja seu próximo filme - a obra que vai consagrá-lo. E, para animar as coisas, conhece a intrigante Cristal, uma ruivinha decidida, garçonete e estudante de física nuclear, que mexe com seu coração.
A perspectiva idealista de Pedro, porém, sofre sérios abalos. Atormentado por um segredo, ele parte com os amigos Fit, Mayla e Cristal numa longa viagem até Pirenópolis, em Goiás, a bordo de um Opala envenenado. Com câmeras nas mãos e espírito de aventura, a equipe técnica improvisada está disposta a usar toda a sua criatividade na filmagem, feita na estrada ao sabor de encontros inesperados e de sentimentos imprevisíveis. E o jovem cineasta descobre que, quando o destino foge do script, nada supera o apoio de grandes amigos.
O livro é escrito em 3ª pessoa, o que comentei na resenha de "Fragmentados" (aqui) que não me agrada, inclusive falei o que vejo de positivo e negativo. Porém venho aqui me contradizer, pois achei nesse livro bem escrita, portanto não me incomodou! 
O livro é leve, dividido por partes, e folhas em azul, que trazem citações que se enquadram na história. E ainda é repleto de citações de clássicos do cinema e da música! <3 
Um dos pontos que mais gosto nos livros do Maurício são as personagens, sempre cativantes, bem escritas e reais; E "Surpreendente" não deixou a desejar nesse quesito de forma alguma! Inclusive enquanto pesquisava para fazer essa resenha descobri uma promoção bem legal que o autor fez para dar a oportunidade do ganhador ser um de seus personagens! Achei incrível e fiquei me questionando em que personagem a ganhadora da promoção se encaixava, rs. :)
Eu conheci o Maurício admirando suas capas pelo instagram, mas minha primeira experiência de leitura foi com o seu livro publicado pela Novo Conceito, que se tornou parceiro do blog "A máquina de contar histórias", que já foi resenhado aqui no blog! :)
Os ambientes e as cenas são bem detalhadas e reais, o que ao mesmo tempo o autor faz com que se tornem algo de cinema! E como o tema do livro é cinema, algo que eu não costumo ler, eu adoraria ver uma adaptação surgir daí! <3 

Liberaram recentemente o BookTrailer do livro, que você pode assistir aqui. E estou ansiosa também para o próximo livro do autor qual ele já deu uns spoiler's! :)
A mensagem final que o livro te passa, e não só a final, é linda! O romance não é bem água com açúcar e sim bem construído, o que leva uma estrelinha à mais! E como sempre os finais do Maurício são de fato: Surpreendentes! <3
Minha nota foi: 4/5. Super recomendo a leitura à todos! Era isso, espero que tenham gostado do meu ponto de vista e se interessado pela minha indicação! :)

-- xoxo --

2 comentários:

  1. Oi!
    Louco por esse livro. Espero não me decepcionar.

    1nerdleitor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir