quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Resenha: "Aparências"

Escritor: Luís Madureira
Editora: All Print
Temas: traição, amor, aparências, fidelidade, beleza, morte, raiva, suspense...
Minhas estrelas: 5/5
-



"Como dizem as antigas expressões populares: "as aparências enganam" ou "nem tudo é o que parece". O romance aparências fará com que o leitor tenha certeza de quanto é importante respeitar a sabedoria popular.
A paz entre os três casais de amigos terminar quando uma das esposas, a charmosa, sexy e fogosa Silvinha, passa a assediar sem descanso os maridos de suas duas "amigas". O que mais poderia resultar disso alem de muita confusão, brigas e crime?

-
O livro "Aparências" é um livro com uma leitura prática e com uma história envolvente. O inicio do livro começa uma parte do final...e ai depois, começa a narrativa de um tempo antes, para podermos entender o porquê do crime, e quem executou o crime. A história é conturbada pela personagem Silvinha, que é a esposa fogosa de Juca. Juca é um homem muito educado, preocupado com o trabalho e digamos...um homem com uma mente normal de qualquer outro adulto casado. Mas o problema de sua vida é a mulher com quem casara, uma mulher que é totalmente o seu oposto, uma pessoa que adora baladas, fala o que quer e não tem papas na língua. 
Juca reencontra um amigo de faculdade por um acaso, e eles marcam de se encontrar como um jantar de casais. Lá Silvinha conhece Bibi, esposa do amigo de Juca, Beto. E outros dois, que eram melhores amigos de Bibi: Nando e Val.
Juca desde o principio teve medo desses encontro, pensando sobre os comportamentos inadequados de sua mulher. E como ele tinha previsto, aconteceu. Silvinha deu encima de Beto e Nando, na frente de todos. 
      Três casais normais, com preocupações de vidas normais, como a de qualquer outro adulto comum. Mas, mal sabiam eles que depois daquela noite tudo mudaria. Afinal, quem mataria Silvinha? 
Eu gostei muito, porque eu amo livros que no final o escritor me surpreende. E foi justamente isso. Eu fiquei pasma com o final e é incrível como o livro passa a ideia de que as aparências realmente enganam. Quando a gente acha que sabe uma coisa(apenas pela aparência), isso sempre nos surpreende. Eu amo livros assim. A narrativa é em terceira pessoa, com partes em itálico que indicam o que os personagens estão pensando. Mas o livro também é carregado de diálogos, por isso não é chato. Acho que eu aprendi a gostar mais de livros narrados em terceira pessoa. Os últimos 3 livros que li foram em terceira pessoa...acho que o escritor tem o poder de fazer uma boa narrativa, não importando se é em primeira ou terceira. Uma coisa que não gostei não foi por nada "interno", foi pela capa. O livro é tão bom (em relação a história), mas um fato que infelizmente é verdade, é que a capa chama muita atenção na hora da escolha, ou no despertar o interesse dos leitores. Então pela história, acho que a capa merecia MUITO MUITO mais. 
É isso leitores. Posso dizer que esse livro se encaixa nos meus livros de indicações nacionais. Fico feliz com o tanto de escritores novos brasileiros e como alguns são bons...como o Luís! 
Beijos da Ju

Nenhum comentário:

Postar um comentário