quarta-feira, 6 de maio de 2015

Resenha: "O Verão que mudou minha vida"

Escritor(a): Jenny Han
Classificação: Romance
Narrador: Primeira pessoa (Belly) 
Editora: Galera Record 
Páginas: 288
Ano: 2011
Tempo: Cronológico com capítulos de Flashback
Temas: Amor não correspondido, verão, relação de irmãos, viagens, decisões, câncer, amizades, triângulo amoroso.
Minhas estrelas: 5/5
-
"Para mim não havia, nem há, nada melhor do que andar na praia tarde da noite. Parece que a gente pode continuar andando para sempre, como se a noite fosse nossa, e o oceano também. Quando a gente anda na praia à noite, podemos dizer coisas que não se pode dizer na vida real." 
-
 O livro conta a história de uma menina em fase de amadurecimento (percebemos isso no decorrer do livro) que ama o período entre Junho e Agosto, que é justamente o verão. Belly, Steven (seu irmão mais velho) e sua mãe passam todos os verões no mesmo lugar: na casa de uma amiga (Susannah) de sua mãe, que é praticamente parte da família. Susannah tem dois filhos: Jeremiah, o extrovertido e companheiro de todas as horas  ; Conrad,  com uma personalidade bastante fechada e misteriosa.
Os meninos se tornaram muito mais que quase irmãos para Belly, na verdade se tornaram o centro das atenções dela no decorrer de tantos verões. O aniversário de 16 anos de Belly marca o fim daquele verão que parece ser o último onde estarão todos reunidos em Cousins Beach.
A História não se sustenta apenas no enfoque de romance, ela fala sobre família, além de sentirmos a relação de amizade entre Susannah e a mãe de Belly a qual é totalmente exemplo de amizade verdadeira. No decorrer dos capítulos encontramos alguns flashbacks que nos mostram pedacinhos de verões passados...Uma das coisas que eu amei no livro. Eu adorei esse livro porque parece que a Belly ta falando pra você todos os seus sentimentos em relação a suas emoções com os meninos, ou com o fato de o seu "verão" se acabar para sempre...enfim, todos os momentos. Passei a gostar mais da personagem no decorrer do livro, e particularmente eu me apaixonei pelo Conrad, pelo jeito dele rebelde sei lá. MAS o Jeremiah também me conquistou com o jeitinho dele fofo de ser... haha
Outra coisa que eu amei, é que o livro se passa na praia e eu simplesmente amo tudo isso. Mas um dos pontos negativos, é que eu não gostei muito da capa porque eles (as três pessoas da capa) não têm nada haver com os personagens narrados.
Mas a capa ainda sim é bonita, só poderia ser mais. Mas dentro compensa tudo!! Gente, esses detalhezinhos de conchas, é perfeito. 
                                                                    A narrativa do livro é muito boa e prática, pois é bem informal. 
 Percebemos que os personagens do livro estão tentando se adaptar com o futuro que está muito presente. O livro nos faz pensar em como já passamos por tudo o que a Belly passou e nos faz refletir sobre como os personagens buscam entender o futuro, se descobrirem, encontrarem seus lugares no mundo. 
  
Jenny Han escreveu mais dois para continuação:
"Sem você não é verão" e "Sempre teremos o verão"
Estou ansiosa para continuar com a leitura. 


Espero que tenham gostado!
Beijos da Ju ❤  





Nenhum comentário:

Postar um comentário