quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Resenha: O hobbit

Oi gente, é a Ju, como estão? Espero que estejam bem. 
Eu estou bem também, super de férias ainda, porque to esperando as aulas da faculdade começarem (só começam em Abril por causa da greve). Estou bem animada, mesmo não sendo psicologia como eu planejava, mas em breve vou resolver isso. Bom, que nos acompanha no Instagram sabe que eu estive lendo "O Hobbit" no final de outubro mais ou menos. Demorei muito para terminar, mas não foi porque a leitura tava chata (NÃO), foi porque o final do ano foi muita correria(ENEM, final do 3 ano,algumas parcerias...) e eu me atrasei toda. Então resolvi trazer hoje minha opinião sobre o livro. 
 
Resenha de "O Hobbit"

Autor:J.R.R. Tolkien

Editora:Wmf Martinsfontes
 
Numero de páginas:297

Estrelas: 5/5
 -
Sinopse:
    "Os hobbits são seres muito pequenos, menores do que os anões. São de boa paz, sua única ambição é uma boa terra lavrada e só gostam de lidar com ferramentas manuais. Este livro tem como personagem central o hobbit Bilbo Bolseiro. Ele vive muito tranquilo até que o mago Gandalf e uma companhia de anões o levam numa expedição para resgatar um tesouro guardado por Smaug, um dragão enorme e perigoso."
-
O livro é narrado em terceira pessoa, e a primeira frase do livro é "Numa toca no chão vivia um hobbit", e a história se passa na Terra Média. Começa a introdução sobre os hobbits, quem são, o que fazem, onde vivem...e depois o narrador começa a falar sobre Bilbo bolseiro. Um hobbit bastante peculiar e caseiro,que um certo dia recebe a visita inesperada do velho mago Gandalf que lhe convoca para uma aventura inesperada,Bilbo a recusa(tinha pavor de mudança de rotina, e principalmente de se arriscar)mas Galdalf tinha um plano ainda maior. O mago convocou 13 anões( Thorin Escudo-de-Carvalho, Dwalin, Balin, Dori, Nori, Ori, Oin, Gloin, Bifur, Bofur, Bombur, Kili e Fili) para o chá na casa de Bilbo no dia seguinte,e a partir dai a aventura começa. 
Os anões precisavam de um "ladrão", alguém que tivesse habilidades de roubar coisas sem ser percebido, então Gandalf confiou em Bilbo essa missão. Ninguém acreditava no bolseiro, somente Gandalf.
O que acho legal do livro, é que o narrador interage com os leitores e parece que é alguém contando uma história para você(não sei explicar) e eu me senti bem com isso (não sei explicar também). 
Então a aventura começa, todos cavalgando em seus pôneis e no início com pouquíssima confiança no pequeno Bilbo. Uma das coisas que acho legal, a história tem vários ensinamentos e um deles, é que assim como Deus escolhe os menos capacitados para realizarem coisas grandes, Gandalf escolheu Bilbo. E no final a aventura dependeu inteiramente dele e dentro dessa aventura o hobbit encontra uma coisa que mudará tudo, que dará a introdução ao "Senhor dos Anéis"
 
Essa aventura é muito inusitada e grande, tanto é que com um livro fizeram 3 filmes(bem extensos). Eu achei o livro com muita simplicidade, envolvido com partes engraçadas(as enrascadas), é incrível o mundo que o autor criou. Adoro o Kili e o Fili, são bastante fieis. Bombur e suas doideiras engraçadas, o coitadinho só porque era gordinho sofria bullying :(adoro ele, me rendeu muitas risadas)
Também adorava Balin, ele era muito calmo e compreensivo além de ser bastante responsável. Odeio Thorin, se forem ler...vão entender, ele é bem fútil além de ser esnobe (meu ponto de vista). CLARO que adoro smaug, ele é bem irônico(sim gente, o Smaug é o dragão e sim...ele fala!). Também sou fã de Gandalf, ele é bastante sábio.
Eu adorei o livro. Além de ter ilustrações e os mapas (que o próprio autor fez) perfeitos no livro.


 
É isso gente! dei 5 estrelas


Beijos da Ju 





2 comentários:

  1. Gostei muito desse livro, mas os filmes são bem melhores. Acho que eles expandiram a história e tiveram a liberdade de criar dramas que no livro são revelados só parcialmente. Também achei os desenhos e mapas muito legais( todo livro de fantasia precisa de um mapa). Adorei a resenha!

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito desse livro, mas os filmes são bem melhores. Acho que eles expandiram a história e tiveram a liberdade de criar dramas que no livro são revelados só parcialmente. Também achei os desenhos e mapas muito legais( todo livro de fantasia precisa de um mapa). Adorei a resenha!

    ResponderExcluir