quarta-feira, 4 de março de 2015

Resenha: "Orgulho e preconceito"

Editora: Martin Claret
Escritora: Jane Austen 
Minhas estrelas: 5/5

"Quando mais conheço o mundo, mais me desagrada. E o tempo confirma a minha crença na inconsistência do caráter humano e no pouco que se pode confiar nas aparências de bondade ou inteligência"    


-
Esse livro como muitos sabem, é um clássico da literatura inglesa, que se tornou um dos livros mais conhecidos no mundo todo. A história do livro se passa no inicio do século XIX na Inglaterra. Jane Austen (a escritora) escreveu esse livro não só como panorama histórico ou um romance de costumes, mas criou também uma crítica aos casamentos interesseiros que eram muito comum naquela época. 
 As famílias meio que tramavam os casamentos de suas filhas, e o pai dava uma quantia anual (dote) para o marido de sua filha. 
A personagem principal : Elizabeth Bennet de 20 anos , que vive com suas 4 irmãs em uma cidade no interior. A história começa com a notícia de que os Bingley iriam ficar na cidade por um tempo. Para esse acontecimento, fizeram um baile de apresentação para o jovem Sr. Bingley e com ele outro rapaz, de aparência reclusa e irritada, seu amigo Sr. Darcy. Sr. Bingley e o Sr. Darcy, são muito ricos,bonitos, elegantes...o sonho de qualquer mulher. Logo no baile eles conhecem a família dos Bennet. Elizabeth, é uma personagem com um forte caráter, e suas opiniões não são facilmente corrompidas. Então de cara, Elizabeth não gosta das atitudes dele e acha o Sr. Darcy esnobe. Da mesma forma Darcy com ela. A história envolve também o romance de sua irmã Jane com o Sr. Bingley. O livro é narrado em terceira pessoa, mas é muito bem narrado. Eu odeio narrações em terceira pessoa, mas nesse livro não se torna chato e desgastante, pelo contrário. 
Antes de ler eu achava que não iria gostar por que julgava ser uma leitura difícil e complicada, ou achava que a história não me agradaria pelo pouco que eu tinha ouvido, mas...gente! É muito perfeito. Uma das coisas que eu mais gosto nesse livro, é o relacionamento dela e do pai. Pra quem já leu, ou assistiu...Sabe aquela parte do final? É a minha favorita. E outra coisa que me fez AMAR esse livro, foi o fato da Elizabeth e Darcy brigarem sempre (acho que já falei que os meus casais favoritos são os que brigam, pois é!). Não posso falar mais nada sobre a história, pois posso soltar alguma coisa que estrague sua leitura (sei lá!). Meu amigo Caio, sempre falava desse livro (acho que ele já leu mais de 4 vezes) e me mandava ler, mas eu nunca lia (inclusive, no aniversário dele, eu dei a versão de bolso pra ele) , até que um dia o professor de ingles passou como paradidático e eu li para a prova. Eu me pergunto até hoje o porque de eu ainda querer julgar tanto as coisas antes mesmo de conhecer, porque eu sempre quebro a cara com essas "previsões" haha.








atores do filme <3
(foto do www.fanpop.com) 

Beijos...espero que tenham gostado da resenha.

Um comentário:

  1. Finalmente né Juh!! Mas valeu a pena tanto incentivo pra compartilhar uma obra que fala tanto sobre a natureza das pessoas, como o próprio título supõe. A resenha ficou ótima e se caso eu não tivesse lido, com certeza seria minha próxima compra. Beijo!

    ResponderExcluir